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1ª Edição do jornal adoidecente






O PIBID-FILOSOIFA-UFRN lança a primeira edição do jornal do adoidecente. O jornal do adoidecente deste mês Dezembro de 2011 traz como tema o aparente e o real. O objetivo do jornal é dispertar o contato da filsofia com os jovens de ensino médio do ensino público, bem como proporcionar ao aluno a compreensão da  importância da filosofia no nosso cotidiano.


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Manual do professor: Platão e o mito da caverna.

Platão e o mito da caverna

Elaborado por:
Allanah Leonez, Cloviana Bispo,
Evelyn Erickson e Everton de Oliveira


Este manual possui um guia para
auxiliar o professor a organizar um
plano de aula, assim como materias
desenvolvidos para o professor utilizar
em sala de aula e propostas de
atividades para serem desenvolvidas
com o aluno.
Quadrinhos desenhados por Diogo
Lopes Revoredo. Permitida a
distribuição somente com os
devidos créditos.

Aula 1 – O QUE É FILOSOFIA?
Atividade: Produção de um texto por parte do aluno sobre o que é filosofia.
Propósito: Fazer os alunos pensarem no que eles acreditam que a filosofia é, buscando um contato
inicial com a matéria.

Aula 2 – APRESENTAÇÃO A FILOSOFIA
Metodologia: Aula expositiva sobre o que a filosofia estuda, o que caracteriza o pensamento filosófico, e
o que os filósofos tem para contribuir ao mundo.
Propósito: Introduzir a filosofia aos alunos, explicar sobre o que estarão estudando, e o que podem
aprender com a filosofia.
Tópicos da aula:
- Como a filosofia surgiu.
- Os campos de estudo da filosofia (ética, metafísica, estética, epistemologia, lógica, política)
- O que pensaram os filósofos (exemplos de filosofias)
Sugestão de conteúdos: Apresentação.doc

Aula 3 – PLATÃO
Metodologia: Vídeo expositivo sobre a vida de Platão e apresentação do pensamento de Platão.
Propósito: Introduzir Platão e seu pensamento ao aluno.
Meios de contextualização: Alguém já tinha estudado Platão?
Arquivo: Platão_video.wmv
Tópicos de aula:
- A importância de Platão para o pensamento ocidental
- O método socrático e os diálogos de Platão
- Introdução aos pontos principais da filosofia de Platão: doutrina das formas, a linha dividida, a alma e a
Reminiscência

Aula 4 – APARÊNCIA E REALIDADE
Metodologia: Apresentação no power point com ilusões de ótica e outros truques visuais.
Propósito: Motivar o aluno a se questionar sobre as informações que ele recebe pelo meio dos sentidos,
demostrar que “as aparências enganam” e que nem sempre o que percebemos é a verdade das coisas,
encoragar o aluno a olhar duas vezes antes de fazer um julgamento.
Tópicos para debate: O que é aparente e o que é real? Como isso se relaciona com a vida do aluno?
Meios de contextualização: Truques de mágica, efeitos especiais no cinema, etc.
Slides: Aparencia_realidade.ppt
Guia dos slides: Slides.doc

Aula 5 – O MITO DA CAVERNA
Metodologia: Apresentação dos quadrinhos ilustrando o mito da caverna e leitura do texto.
Propósito: Introduzir o mito da caverna aos alunos, dando um contato inicial com o que será trabalhado
nas próximas aulas.
Observação: Não entrar em detalhes sobre a filosofia do texto, deixar o aluno ter suas próprias
primeiras impressões.
Quadrinhos: O_mito_da_caverna.ppt
Texto: O_mito_da_caverna.doc

Aula 6 – AS SOMBRAS NO MITO DA CAVERNA
Metodologia: Retomada aos quadrinhos, dando uma explicação mais detalhada sobre a primeira parte,
em que o prisioneiro se encontra nas sombras.
Propósito: Auxiliar na compreenção do mito da caverna, mostrando pontos filosóficos e relacionando
isso com um contexto mais familiar ao aluno.
Arquivo: Sombras.ppt
Tópicos da aula:
- Retomada do momento em que o prisioneiro se encontra nas sombras
- Caracterização desse momento
- Explicação do que as sombras representam em relação aos níveis de conhecimento
- Paralelo entre o conhecimento aparente de Platão com o material da aula 4
- Exemplificação com uma situação conhecida pelo aluno
Questões para a aula seguinte:
1 - O que as sombras representam no mito da caverna?
2 - Vocês acreditam que hoje ainda existem sombras na sociedade contemporânea?
3 - O que podemos fazer para sair das sombras, conforme Platão?

Aula 7 – A FOGUEIRA NO MITO DA CAVERNA
Metodologia: Retomada aos quadrinhos, dando uma explicação mais detalhada sobre a segunda parte,
em que o prisioneiro sai das sombras para enchergar a fogueira.
Propósito: Auxiliar na compreenção do mito da caverna, mostrando pontos filosóficos e relacionando
isso com um contexto mais familiar ao aluno.
Arquivo: Fogueira.ppt
Tópicos da aula:
- Retomada do momento em que o prisioneiro vê a fogueira e as estátuas
- Caracterização desse momento
- Explicação do que as estátuas e figuras representam em relação aos níveis de conhecimento
- Exemplificação com uma situação conhecida pelo aluno
Questões para a aula seguinte:
1 - Qual o significado do mundo iluminado pela fogueira?
2 - Qual o nível de conhecimento representado por esse momento?
3 - Porque o prisioneiro retornou as sombras após ser questionado em relação aos objetos?

Aula 8 – O MUNDO NO MITO DA CAVERNA
Metodologia: Retomada aos quadrinhos, dando uma explicação mais detalhada sobre a terceira parte,
em que o prisioneiro sai da caverna, vê o mundo real e tenta se adaptar a ele.
Propósito: Auxiliar na compreenção do mito da caverna, mostrando pontos filosóficos e relacionando
isso com um contexto mais familiar ao aluno.
Arquivo: Mundo.ppt
Tópicos da aula:
- Retomada do momento em que o prisioneiro vê o mundo lá fora pela primeira vez
- Caracterização desse momento
- Explicação do que o mundo fora da caverna representam em relação aos níveis de conhecimento
- Exemplificação com uma situação conhecida pelo aluno
Questões para a aula seguinte:
1 - Qual o nível de conhecimento equivalente ao mundo fora da caverna?
2 - Quais tipos de conhecimentos são encontrados aqui?
3 - Qual um exemplo de um conhecimento nesse nível?

Aula 9 – O SOL NO MITO DA CAVERNA
Metodologia: Retomada aos quadrinhos, dando uma explicação mais detalhada sobre a quarta parte,
em que o prisioneiro finalmente consegue enchergar o sol.
Propósito: Auxiliar na compreenção do mito da caverna, mostrando pontos filosóficos e relacionando
isso com um contexto mais familiar ao aluno.
Arquivo: Sol.ppt
Tópicos da aula:
- Retomada do momento em que o prisioneiro consegue olhar para o sol
- Caracterização desse momento
- Explicação do que o sol representam em relação aos níveis de conhecimento
- Exemplificação com uma situação conhecida pelo aluno
Questões para a aula seguinte:
1 - Qual o significado de poder olhar para o sol?
2 - Quais os conhecimentos encontrados nesse nível?
3 – Conforme Platão, é provável atingir esse nível?

Aula 10 – O RETORNO NO MITO DA CAVERNA
Metodologia: Retomada aos quadrinhos, dando uma explicação mais detalhada sobre a quinta parte,
em que o prisioneiro retorna as sombras da caverna para dividir seu conhecimento com os outros.
Propósito: Auxiliar na compreenção do mito da caverna, mostrando pontos filosóficos e relacionando
isso com um contexto mais familiar ao aluno.
Arquivo: Retorno.ppt
Tópicos da aula:
- Retomada do momento em que o prisioneiro retorna a caverna
- Caracterização desse momento
- Explicação do que o retorno a caverna representam em relação aos níveis de conhecimento
- Exemplificação com uma situação conhecida pelo aluno
Questões para a aula seguinte:
1 - De acordo com Platão, o que devemos fazer com conhecimentos que adquirimos?
2 - Porque os outros prisioneiros agiram da forma que agiram?
3 - Vocês já agiram dessa maneira?

Aula 11 – ENTENDENDO O MITO DA CAVERNA
Metodologia: Aula explicativa sobre o que podemos aprender com essa filosofia de Platão e como
podemos aplicar o que aprendemos em nossas vidas.
Propósito: Relacionar o mundo do aluno com as idéias filosóficas.
Arquivo: As_sombras_da_vida.ppt
Tópicos da aula:
- Como aplicar os conhecimentos aprendidos na nossa vida
- Como essas idéias são importantes hoje em dia
- Como a filosofia nos ajuda a “sair da caverna”

Aula 12 – AVALIAÇÃO
Atividade: Re-escritura do texto sobre o que os alunos pensam da filosofia.
Propósito: Avaliar a evolução do aluno em relação a filosofia e o que foi absorvido pelo aluno durando o
bimestre.

Aula 13 – COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS
Propósito: Devolução dos textos dos alunos, comentários sobre os textos e apresentação de material
extra sobre filosofia, caso o aluno esteja interessado.
Material extra:
O_que_é_a_filosofia.pdf
http://filonet.pro.br/
http://www.mundodosfilosofos.com.br/
http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=41&Pagina=1
Turnbull, Neil. Fique por dentro da filosofia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Feitosa, Charles. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.




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